Migração de SEO

Migração de SEO

Como migrar seu site em perder o posicionamento do Google

Qualquer mudança dentro de um site precisa ser bem estudada e planejada antes de ser implementada. Uma migração de plataforma feita de maneira errada pode acabar com qualquer negócio. Realize um pequeno checklist de coisas que devem ser feitar para que não ter problemas na hora da troca de plataformas. Uma migração envolve diversas etapas e o acompanhamento de um profissional especializado em SEO é fundamental. Quando um site é migrado, geralmente as URLs mudam, pois a estrutura é diferente, principalmente em plataformas de e-commerce, cada plataforma tem uma estrutura. Cada site tem uma estrutura única com detalhes que precisam ser considerados na hora da migração, caso contrário, todo o trabalho pode ser perdido.
Um site de pequeno porte pode ter mais de mil páginas e dificilmente todas as páginas serão tratadas na migração, por isso é preciso saber quais páginas importam mais e quais não têm tanto peso.

Veja esse Checklist para migração de site:

1º Lugar – Estruturar novas urls

Uma mudança de plataforma pode ser uma boa oportunidade para você tornar a sua url mais amigável para os mecanismos de buscas. Algumas plataformas possuem recursos em seu painel administrativo, onde você poderá otimizar as URLs de forma simples e direta.

2º Lugar – Redirecionamento 301

Talvez esse seja o passo mais crítico. Você possue muitos links posicionados é essencial que utilize o redirecionamento 301. É necessario realizar esta ação para não prejudicar o seu posicionamento.

3º Lugar – Canonical

Se você possui um conteúdo duplicado, deverá apontar qual conteúdo deverá ter relevância. Para isso é necessario usar o atributo rel=”canonical” que irá identificar o conteudo de mais relevancia. Analise quais filtros são usados na nova plataforma, as urls que se formam a partir deles, enfim, tudo que possa vir a conter conteúdo duplicado e utilize o “canonical“

4º Lugar – Links Internos

É necessário mapear os links tanto interno como externo. Além de ser importante para toda a arquitetura do site, é através dos links internos que as páginas de um site trocam relevância entre si.

5º Lugar – Title

É bom passar os titles das páginas da antiga plataforma para as suas respectivas páginas na nova plataforma. Os títulos em sua página também possuem importância aos buscadores.

6º Lugar – Meta Description

A meta description não influencia o ranqueamento do seu site no Google, mas ela influencia bastante a taxa de acessos.

7º Lugar – H1

A tag <h1> é o heading é muito importante, ela diz ao buscador do que se trata aquele determinado conteúdo, neste caso a plataforma precisará ter um front-end com uma boa semântica.

9º Lugar – Conteúdo

O que faz com que um determinado web site possua um bom posicionamento é um conteúdo de qualidade para o seu público alvo. Passe os textos necessários das páginas da antiga plataforma para as respectivas páginas na nova plataforma.

10º Lugar – Atributo <strong>

Isso aumentará a relevância dessas palavras-chave para o Google. Não se esqueça de colocar o atributo <strong> nas palavras chave dentro dos textos.

11º Lugar – Imagens

As imagens necessárias da antiga plataforma deverão ser passadas para a nova. É importante utilizar palavras-chave no atributo <alt>, inserido-as dentro do title das imagens.

}(jQuery));