Marketing e vendas são duas coisas diferentes? Sim, são, mas se encaixam perfeitamente uma na outra, na verdade esses dois tipos de estratégias andam muito melhores juntas do que por si só.
O marketing pensa em estratégias em todos os níveis da cadeia produtiva, criando estratégias, especialmente de médio e longo prazo.
Planejamento e técnicas de marketing focam nas atividades que antecedem as vendas, cuidando de todos os canais.
As ações de marketing podem ser estruturadas nos já conhecidos 4 Ps (preço, praça, produto, promoção), que juntos ajudam conduzem a elaboração e execução das estratégias, e elas são:
1º O Preço: Que define a proposta de valor e condições de venda que serão apresentadas
2º A Praça: Diz onde esse produto deverá ser ofertado de forma que chegue ao público alvo definido.
3º O Produto: As vezes pode parecer banal pensar nisso, mas detalhes do produto fazem a diferença entre efetivar ou não uma venda. Pensar o produto com cuidado pode trazer surpresas e indicar caminhos.
4º Promoção: vai desde os meios de comunicação até o ponto de vendas.
Ou seja, o marketing percorre todo o caminho de forma estratégica até que o produto chegue para o departamento de vendas.
Sales ou Vendas pela Internet!
Vendas, de forma bastante simplista, ja é para curto prazo, no presente para ser mais específico. É o departamento que tem relação direta com o cliente, sendo o front do processo. O momento da venda é aquele em que todo o seu conhecimento e experiência devem ser colocados em práticas!
Vendedores com mais experiência e excelência no que fazem, usam suas próprias técnicas baseadas no dia a dia do contato direto com o consumidor.
Quando falamos de vendas pela internet podemos analisar a importância da união de estratégias de marketing e vendas para a geração de leads que, engajados, podem facilitar o processo e aumentar as vendas.
Leads são os contatos, na internet, que chegam `a empresa quando a pessoa demonstra interesse por um produto ou conteúdo, preenche um formulário de contato, geralmente em troca do recebimento de conteúdo, como assinatura de newsletter ou um e-book.
Os Tipos de Leads São Separados Por Categorias ?
Sim, eles são divididos em 3 categorias:
Leads frios:
Quando há a interação, mas ainda vagamente.Acontece quando o cliente em potencialidade se interessa, envia seus dados, mas ainda não criou uma afinidade. Ele ainda não sente confiança o suficiente para efetuar uma compra.
Leads mornos:
São os Leads que além de enviar seus dados, começam a enxergar na empresa a possibilidade de poder solucionar seu problema. Ainda assim, corre o risco e ainda nessa fase pode abdicar.
Leads quentes:
São aqueles leads que estão prontos para comprar. Constataram seu problema e estão convictos que encontraram a solução. Já possuem confiança na empresa e nas soluções oferecidas. É o momento ideal para a equipe de vendas agir!
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