Consultoria SEO e Marketing Digital

Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO)

A Otimização para Mecanismos de Pesquisa pode muitas vezes se resumir a pequenas modificações em partes do seu site. Quando vistas isoladamente, essas mudanças podem parecer como uma pequena melhoria, mas quando combinadas com outras otimizações, podem representar um impacto significativo na experiência do usuário e no desempenho nos resultados de pesquisa orgânica. Você provavelmente já está familiarizado com muitos dos tópicos abordados este guia, pois eles são os ingredientes básicos para páginas da web, mas talvez não esteja obtendo o máximo proveito deles.

Práticas recomendadas para as tags de título

  • Descreva com precisão o conteúdo da página – Escolha um título que efetivamente comunique o assunto da página. Evite:
    • escolher um título que não tenha relação com o conteúdo da página
    • utilizar títulos padrão ou genéricos como “Sem título” ou “Nova Página 1”
  • Crie tags de título únicas para cada página – Idealmente, cada uma de suas páginas deve ter uma tag de título única, o que ajuda ao Google a decidir quanto uma página é distinta das outras em seu site. Evite:
    • usar uma única tag de título em todas as páginas de seu site ou em um conjunto grande de páginas
  • Utilize títulos descritivos e curtos – Títulos podem ser curtos e informativos ao mesmo tempo. Se o título for demasiado longo, o Google irá mostrar apenas uma parte dele no resultado de pesquisa. Evite:
    • utilizar títulos extremamente longos e pouco úteis para os usuários
    • preencher o título com palavras-chave desnecessárias

 

Práticas recomendadas para meta tags de descrição

  • Resumir com precisão o conteúdo da página – Escreva uma descrição única que informe e desperte interesse de seus usuários se eles vissem essa descrição como um snippet de um resultado de pesquisa.  Evite:
    • escrever uma meta tag de descrição que não tenha relação com o conteúdo da página
    • utilizar descrições genéricas como “Esta é uma página da internet” ou “Página sobre figurinhas de beisebol”
    • preencher a descrição só com palavras-chave
    • copiar e colar todo o conteúdo do documento na meta tag de descrição
  • Utilize descrições únicas para cada página – Ter uma descrição diferente para cada página auxilia tanto os usuários quanto o Google, especialmente nas pesquisas onde os usuários podem requisitar várias páginas em seu domínio (por exemplo, pesquisas usando o operador [site:]). Se seu site tem milhares ou mesmo milhões de páginas, provavelmente não será viável criar meta tags de descrição à mão. Neste caso, você poderá optar por gerar automaticamente meta tags de descrição baseadas no conteúdo de cada página. Evite:
    • Utilizar a mesma descrição em todas as páginas de seu site ou em um grande grupo de páginas

Fonte: Guia Google