Consultoria SEO e Marketing Digital

Google Search Console: o guia definitivo

Se você possui um blog, página de empresa ou está pensando em começar a investir em alguma estratégia de Marketing Digital, certamente já ouviu falar das ferramentas gratuitas do Google. Especialmente o Google Webmaster Tools (GWT). Há mais de dez anos esta ferramenta é o braço direito de marketeiros que buscam mais informações sobre acessos, buscas e SEO.

Hoje falaremos sobre todas as funcionalidades da ferramenta e abordaremos uma mudança que há algum tempo vem sido aguardada por diversos usuários (webmasters) que usam o Google Search Console.

Google Search Console = Google Webmaster Tools

Não precisa se assustar. O nome pode ter mudado, mas todas as funcionalidades continuam as mesmas.

O motivo por trás do rebranding do Webmaster Tools é simples: o principal objetivo dessa alteração é dar a impressão de que a ferramenta é mais abrangente para os usuários. Ao invés de apenas webmasters, o Google Search Console tem como público alvo todas as pessoas que se preocupam com buscas.

sc_lockup-1024x187

Sem mudanças (por enquanto)

Fazemos questão de deixar claro que, por enquanto, o Google Search Console não sofreu quaisquer atualizações de funcionalidade. Apenas a mudança de nome. Isso pode mudar rapidamente.

A última grande novidade na ferramenta foi a inclusão do Search Analytics. Ainda em fase beta de testes, a nova funcionalidade chegou para substituir o Search Queries (Consultas de pesquisa). O novo Search Analytics permite destrinchar os dados de pesquisa do seu site e filtrá-las de muitas maneiras diferentes, a fim de analisá-lo com mais precisão.

Pular para a barra de ferramentas