Benchmarking de link building E Análise Backlinks!

O papel de um benchmarking é identificar a competição, dificuldades e alvos da sua missão.
Um benchmarking de link building pode ser extremamente útil para entender o nível de competição que o seu mercado possuí e também entender a estrutura organizacional de links.
Em alguns mercados, é frequente que a maioria dos players possuem os mesmos links externos, enquanto alguns outros mercados, os players possuem links únicos.
Nos mercados com mais competitividade, e com uma grande concentração de links, é fácil obter novos links a partir das divisões. No mesmo momento, caso contrário isso seja verdadeiro, o plano inicial de link building deve ser completamente distinto.

 

 Encontrei Meus Competidores! E  Agora o Que eu Faço?

O 1º passo é identificar quais são os competidores do seu mercado. É muito provável que você já saiba quais são, mas caso você esteja trabalhando em um novo projeto, é benéfico primeiro anotar todos eles que farão parte do seu resultado final.
É um procedimento bem simples, basta pesquisar no Google pelas principais palavras chaves do seu mercado.

Geralmente, as empresas que aparecerem nos vinte primeiros lugares são os seus competidores. Nessa fase, é recomendável pegar apenas os resultados orgânicos pois se trata dos resultados pagos, isso não dará a certeza que você estará pegando um forte competidor..
Também tem a possibilidade de você realizar uma análise de quantos competidores quiser.
Uma vez que você tenha listado todos os seus competidores, é hora de identificar todos os backlinks deles.

 

A Análise de Backlinks!

Dessa forma é mais que imprescindível observar e listar os backlinks de cada 1 dos competidores. Eu sei, eu também detesto trabalho manual também, por isso foram desenvolvidas diversas ferramentas ao longo dos anos que permitem fazer isso. De um modo geral, as ferramentas pagas são bem melhores pois já te entregam um excel pronto da maneira que você irá necessitar.

A ferramenta mais recomendada é a Open Site Explorer da Moz. Basta você incluir o domínio do seu competidor e clicar em linking domains na lateral para ter uma lista de todos os backlinks. A vantagem de usar a ferramenta Moz é que ela te possibilita baixar essa lista direto em CSV e exportar para excel. Desse jeito, isso simplificará o seu trabalho.

Caso você não possa usar o Moz, não se preocupe, você ainda pode utilizar as seguintes ferramentas que apresentam resultados parecidos, algumas são gratuitas e outras possuem ferramentas freemium):

http://openlinkprofiler.org/
http://www.semrush.com/

Ainda existem mais tipos de ferramentas para você escolher.

anamaria

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